Maturidade em Gestão de Pessoas e Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Uma Análise a partir do People Capability Maturity Model (P-CMM)

Biblioteca Digital - UFMG

Maturidade em Gestão de Pessoas e Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Uma Análise a partir do People Capability Maturity Model (P-CMM)

Show full item record

Title: Maturidade em Gestão de Pessoas e Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Uma Análise a partir do People Capability Maturity Model (P-CMM)
Author: Victor Natanael Schwetter Silveira
Orientador: Antonio Del Maestro Filho
Banca:
Presidente: Antonio Del Maestro Filho
Membro: Antonio Luiz Marques; Devanir Vieira Dias; Zelia Miranda Kilimnik
Subject: Recursos humanos - Teses.; Administração de pessoal - Teses.; Administração - Teses.
Palavra-chave: desenvolvimento e educação; gestão de pessoas; melhoria contínua; modelos de maturidade; P-CMM; partial least squares; treinamento.
Date: 26-02-2007
Publisher: UFMG
Abstract: O objetivo dessa pesquisa é investigar o relacionamento entre os construtos maturidade e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação, buscando compreender a força e a direção de tal relacionamento, a partir do mapeamento dos processos relacionados à gestão de pessoas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação de organizações atuantes em diferentes segmentos da economia brasileira. Foram estudadas empresas nacionais e estrangeiras, atuantes no Brasil, pertencentes a diversos setores econômicos, totalizando 241 respondentes válidos na amostra. Foi utilizado um survey eletrônico, realizado no período de 22 novembro de 2006 a 22 de janeiro de 2007, para a coleta de dados. Para a avaliação dos níveis de maturidade dos processos de gestão de pessoas nas organizações foi utilizado o modelo People Capability Maturity Model (P-CMM) de Curtis, Hefley e Miller (2001; 2002). Para avaliar as práticas de treinamento, desenvolvimento e educação foi utilizado um conjunto de variáveis e indicadores de mensuração, obtido do corpo teórico adotado. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatístico que envolveu técnicas estatísticas descritivas e análise multivariada. Como metodologia de mensuração e análise das relações entre os construtos, foi utilizada a estimação de parâmetros pelo método PLS (Partial Least Squares), em função da característica formativa dos construtos e da flexibilidade do método em termos do tamanho de amostra e da distribuição amostral dos dados. Como resultados, o trabalho identificou relações significativas entre os dois construtos avaliados e apontou, mediante a exploração de sua composição estrutural, recomendações relevantes para ajustamento do modelo P-CMM, assim como, para o enriquecimento e evolução das práticas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Finalmente, este trabalho identificou o nível de maturidade em gestão de pessoas das organizações pesquisadas e apontou pontos para avaliação, orientação e melhoria contínua das práticas de gestão de pessoas nas organizações.
URI: http://hdl.handle.net/1843/CSPO-724K4B

Files in this item

Files Size Format View
victor_natanael.pdf 1.890Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record