J.K. Rowling :: diálogo literário e cultural com Monteiro Lobato e Isabel Allende

Biblioteca Digital - UFMG

J.K. Rowling :: diálogo literário e cultural com Monteiro Lobato e Isabel Allende

Show full item record

Title: J.K. Rowling :: diálogo literário e cultural com Monteiro Lobato e Isabel Allende
Author: Angela Maria de Oliveira Lignani
Orientador: Haydee Ribeiro Coelho
Banca:
Presidente: Haydee Ribeiro Coelho
Membro: Ana Maria Clark Peres; Dilma Castelo Branco Diniz; Maria das Gracas Rodrigues Paulino; Suely da Fonseca Quintana; Maria Madalena Magnabosco
Suplente: Myriam Correa de Araujo Avila
Subject: Rowling, J. K., 1965- Crítica e interpretação Teses.; Lobato, Monteiro, 1882-1948. Crítica e interpretação Teses.; Allende, Isabel, 1942- Cidade e as feras Crítica e interpretação Teses.; Mitologia na literatura Teses.; Intertextualidade Teses.; Antropofagia Teses.
Palavra-chave: Apropriações míticas e mitológicas; Autores canônicos; Processo antropogágico
Date: 19-03-2007
Publisher: UFMG
Abstract: Esta tese tem como objetivo comparar as obras de J. K. Rowling e Monteiro Lobato e Isabel Allende com base nas apropriações míticas e mitológicas em seus diálogos com as suas respectivas tradições literárias. Ao tratar da produção de J.K. Rowling, abordam-se os diversos momentos da recepção de seus textos, desde 1997, e uma crítica que circula, principalmente, no ambiente virtual. Em relação à tradição na qual se insere sua obra, o segundo capítulo apresenta um esboço da utilização da mitologia em alguns autores canônicos que a precedem e apresenta como as apropriações mitológicas se configuram na séria Harry Potter. Na seqüência , estuda-se o mesmo tópico em Monteiro Lobato, seu diálogo com uma tradição literária mundial e as formas de apropriação textual que aparecem na sua obra, detacando-se o processo antropogágico. O último capítulo aborda a trilogia de Isabel Allende dedicada ao público infanto-juvenil, com ênfase em A cidade e as feras, também com base em suas apropriações míticas e mitológicas, e colocando em evidência o comportamento da interação cultural por influência mercadológica no qual o livro se destaca como objeto de consumo.
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZGFM9

Files in this item

Files Size Format View
tese_vers__o_pdf.pdf 1.263Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record