A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética

Biblioteca Digital - UFMG

A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética

Show full item record

Title: A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
Author: Brenda Marques Pena
Orientador: Sonia Maria de Melo Queiroz
Banca:
Presidente: Sonia Maria de Melo Queiroz
Membro: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos; Wilton Luiz de Azevedo
Suplente: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Subject: Poesia sonora Teses.; Performance (Arte) Teses.; Comunicação oral Teses.; Eletroacustica Teses.; Poesia Séc. XX História e crítica.; Sistemas de hipermídia.; Oralidade.
Palavra-chave: eletroacústica; escritura; hipermídia; literatura; performance; oralidade; Poesia Sonora; ritmo; ruído; som; vanguardas poéticas
Date: 10-09-2007
Publisher: UFMG
Abstract: A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF

Files in this item

Files Size Format View
disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf 1.628Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record