Ler, traduzir, escrever: um percurso pela obra de Pascal Quignard

Biblioteca Digital - UFMG

Ler, traduzir, escrever: um percurso pela obra de Pascal Quignard

Show full item record

Title: Ler, traduzir, escrever: um percurso pela obra de Pascal Quignard
Author: Yolanda Fernandes Vilela
Orientador: Ram Avraham Mandil
Banca:
Presidente: Ram Avraham Mandil
Membro: Marcia Maria Valle Arbex; Ruth Junqueira Silviano Brandao; Ana Lúcia Lutterbach Rodrigues Holck; Marcelo Jacques de Moraes
Suplente: Teodoro Renno Assuncao; Sergio Augusto Chagas de Laia
Subject: Quignard, Pascal, 1948- Crítica e interpretação Teses.; Leitura Teses.; Tradução e interpretação Teses.; Comunicação escrita Teses.; Retórica antiga Teses.
Palavra-chave: linguagem; retórica especulativa; sordidíssimos
Date: 20-11-2009
Publisher: UFMG
Abstract: Este estudo considera algumas dimensões da obra do escritor francês Pascal Quignard. Entre os aspectos da obra desenvolvidos no contexto da pesquisa, encontra-se a entrada do escritor na cena literária francesa, em meados da década de 1960, período em que Pascal Quignard privilegiava os escritos experimentais acerca da natureza da linguagem e dos impasses da significação. Considera-se também a passagem desses escritos experimentais à obra ficcional propriamente dita. Examinamos a concepção quignardiana de romance, que é fundamentada na releitura feita de alguns retóricos da Antiguidade Greco-Latina. Entre os inúmeros topoi que compõem a extensa obra do autor, optou-se por privilegiar dois elementos de sua poética, a saber: os "Sordidíssimos" e o "Jadis" (outrora). As relações dos textos de Quignard com a psicanálise lacaniana são aqui trabalhadas e têm como fio condutor o conceito de objeto a, elaborado por J. Lacan. A pesquisa traz igualmente fragmentos de traduções de obras quignardianas. Nossa pesquisa considera três aspectos fundamentais do projeto literário de Pascal Quignard: a leitura, a tradução e a escrita.
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7Y3GJD

Files in this item

Files Size Format View
tese_yolanda_vilela__m_.pdf 11.38Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record